17.2.11

Tupinanquim e o ECA

Aproveitando esse período de início das aulas na maior parte das escolas, vou divulgar aqui mais um dos gibis educativos que produzi, na verdade o primeiro com o Tupinanquim, anterior ao gibi sobre os arroios e a um outro sobre o Estatuto do Idoso (que ainda permanece inédito). Antes desse, porém, eu já tinha feito uma HQ educativa com a Princesinha dos Campos Gerais!
Esta revista em quadrinhos foi publicada em março de 2004, produzida por solicitação da Secretaria Municipal de Assistência Social de Ponta Grossa e Fundação Proamor.
Diferente das já habituais "cartilhas" ou mesmo quadrinhos didáticos, optei por narrar uma pequena aventura em quadrinhos, de 12 páginas, com toda a turma do curumim urbanóide e a participação especial da Princesinha dos Campos Gerais, personagem que eu tinha criado especialmente para
falar às crianças sobre as questões do município de Ponta Grossa e portanto não faz parte da turma do Tupi, moradores da cidade fictícia de Itaquessaba!
O principal conflito da HQ resume-se na ameaça, por parte de alguns garotos mais velhos e sacanas, ao direito da turminha de reunir-se embaixo de um imenso jacarandá. Este problema de assédio moral entre crianças, que atualmente é conhecido pelo termo de língua inglesa "bullying", serve de pretexto para a apresentação do estatuto, que vinha sendo estudado pela Princesinha, e para uma curiosa reflexão sobre questões sociais e os direitos dos pequenos cidadãos brasileiros.
A revista, com a HQ em preto e branco, teve tiragem de 30 mil cópias e distribuição gratuita dentro dos programas sociais do município. Em contrato, garanti o direito autoral sobre a HQ, prevendo inclusive a possibilidade de republicá-la, e poderei fazer isso até mesmo num futuro gibi não necessariamente didático, e, quiçá, colorido!
Vou apresentar os personagens da turminha que aparecem na capa: Da esquerda para a
direita, mais atrás estão o Zumbi, a Princesinha, Beta e Wolfgang; à esquerda um pouco mais à frente está o Félix, e por fim o Tupi e sua maninha Potiquitã. Na HQ aparecem outros personagens como o Arenito, a professora da Poty e , especialmente, os "troglossauros" Lauro e Tumba, os mesmos que assediam nossos heróis na HQ Craques da década, que foi publicada online aqui no blog durante a copa do mundo em 2010. Sobre esta questão do "bullying", muito discutida pelos meios de comunicação atualmente, a aventura mostra no final que os autores dessa prática também tem assegurado o seu direito à orientação/educação acerca do convívio social; e a turma do Tupi, com sua diversidade étnica, social e cultural, apresenta nessa HQ importantes exemplos de cidadania.
Obs: A colorização desta capa foi feita pelo artista gráfico e também quadrinhista Israel Moletta.

Veja também o post sobre a edição Tupinanquim e os arroios urbanos de Ponta Grossa!

3 comentários:

  1. Fala Erick! Rapaz, sempre com post e trabalhos educacionais hein?! Parabéns pelo empenho e pela bela obra de levar conscientização e arte ao pessoal.

    Abraços quadrinísticos

    ResponderExcluir
  2. valeu, cara! embora o Tupinanquim seja um personagem de ficção e entretenimento, o potencial educativo sempre teve um papel importante nas hqs, especialmente em relação ao tema ambiental. qdo apareceu a oportunidade de fazer as cartilhas sobre o ECA e o estatuto do idoso, usei a imagem do curumim pra unir o útil à molecagem!

    ResponderExcluir
  3. Fala Erick! Que bom que gostou cara. Grato pela visita e que a força esteja com todos nós. Porque nós sabemos como é complicado, porém prezeroso, desenhar e colorir. E sim, o Tupi tem esta característica ambiental e social para a educação. Tudo isso na linguagem dos quadrinhos facilita o entendimento e as ideias. Sucessos!

    Abraços quadrinísticos

    ResponderExcluir