20.7.09

no mundo da lua

Hoje, 20 de julho de 2009, comemora-se os 40 anos da chegada do homem à Lua!

Bom, eu sou fascinado pelo tema “viagens espaciais”, tanto na ficção quanto na realidade, e gosto de especular uma razão metafísica/matemática pra esse fato: como eu nasci em março de 1970, fui concebido naquele histórico mês de julho de 1969, provavelmente num momento próximo àquela noite (20/07 – 23h), quando o evento foi transmitido ao vivo por rádio e televisão.


A imagem ao lado foi concebida para ser a capa de uma revista que traria uma HQ da “turma do Amanhã”, ou seja, a turma do Tupinanquim no futuro, fazendo uma viagem a... Marte! Isso mesmo, na minha imaginação, como na de outros tantos escritores, o ser humano já foi bem mais além do que a Lua, viajou a Marte, Júpiter, Saturno, ao décimo planeta, a outros sistemas solares e mesmo galáxias! Não vou falar muito sobre a história porque ela, esboçada se não me engano em 1999, ainda deverá ser concluída e publicada um dia; só posso adiantar que ela reúne, de fato, ciência, ecologia e aventura. A capa, que na mesma época eu já tinha arte-finalizado em nanquim, colori alguns anos depois, por ocasião da viagem espacial do primeiro astronauta brasileiro, Marcos Pontes (março de 2006), quando publicamos a ilustração no fotolog do Tupi.


Sobre a viagem do homem à Lua, algumas pessoas contestam dizendo que não passou de mais uma fraude do governo americano pra ganhar a corrida espacial com a URSS, mas fala sério, né?! Fosse mesmo isso, cientistas e intelectuais do mundo inteiro já teriam se manifestado; até concordo que os bilhões de dólares gastos no projeto Apolo poderiam ter sido mais bem investidos em tecnologias a favor da saúde de nosso próprio planeta! Mas a chegada do homem ao astro que inspirou poemas, beijos e sonhos durante milênios, não deixa de ter também sua poesia, como na imagem da primeira pegada e na frase de Armstrong: “este é um pequeno passo para o homem, mas um passo gigantesco pra humanidade”. Arthur Clarke, na introdução do seu livro 2010: uma odisséia no espaço II, explicando as diferenças entre este e o romance precedente (2001...), enfatiza a data de 20 de julho de 1969 como “uma das Grande Divisões na história humana”, e conclui o parágrafo, escrito em 1982: “Hoje, história e ficção estão inextricavelmente entrelaçadas” (editora Nova Fronteira, segunda edição, 1983, p. 12).

Nenhum comentário:

Postar um comentário