PERSONAGEM


O Tupinanquim é um garoto que mora na cidade, freqüenta a escola, joga video-game e futebol, usa a internet, lê gibi como qualquer garoto de qualquer cidade brasileira! Mas ele também pinta o rosto, usa brincos de penas, estuda línguas esquisitas como o Nheengatu e se mete em algumas aventuras perigosas para defender o meio ambiente! É que ele também é um índio, isso mesmo, um menino índio da cidade! ou, como foi apelidado desde que nasceu, o curumim urbano! 

Sua mãe, Jaciendi, é filha de um Tapejara* guarani, de uma aldeia próxima e que tem o mesmo nome da cidade onde moram, Itaquessaba, no norte dos Campos Gerais do Paraná! Seu pai, o Tipuxáua, é filho de um Tupixaba (ou cacique) de uma das últimas aldeias tupiniquins que restam, no norte do Espírito Santo. A história de como a Jaci e o Tipu se conheceram e porque eles foram morar na cidade sem abandonar as tradições de suas famílias será contada, em quadrinhos, juntamente com muitas outras aventuras inusitadas que venho descobrindo e desenhando, desde o final do século passado! 

Enquanto isso, porém, muitas histórias em quadrinhos mais curtas vêem sendo publicadas, especialmente na internet. Algumas animações também foram estreladas pelo Tupi, e algumas histórias também já saíram em gibis. É só dar uma navegada pelo blog pra começar a participar desse universo, e ir conhecendo os outros personagens, como a Potikitã, irmazinha do Tupi, o Wolfgang, o Félix e o Zumbi, seus melhores amigos, a Beta, cientista maluca da turma, o vô Tapejara...

Erick Artmann

*Tapejara = conhecedor do caminho, guia (Tibiriçá, Luiz Caldas - Dicionário tupi-português. São Paulo: Traço, 1984)

3 comentários:

  1. Muito bom. Não conhecia o personagem. Temos um Curumim que divide tirinhas com um Japinha tecnológico nas aldeias... Conheça em http://www.balaioquadrado.com Parabéns pelo ótimo trabalho!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  2. olá. só hoje vi seu comentário, pq esse site ficou meio parado um tempo. Obrigado pela força, estou lendo algumas tirinhas do Balaioquadrado e curtindo. Abraço!!

    ResponderExcluir