PERSONAGEM


O Tupinanquim é um garoto que mora na cidade, freqüenta a escola, joga video-game e futebol, usa a internet, lê gibi como qualquer garoto de qualquer cidade brasileira! Mas ele também pinta o rosto, usa brincos de penas, estuda línguas esquisitas como o Nheengatu e se mete em algumas aventuras perigosas para defender o meio ambiente! É que ele também é um indígena, isso mesmo, um menino índio da cidade! ou, como foi apelidado desde que nasceu, o curumim urbano! 

Sua mãe, Jaciendi, é filha de um Tapejara* guarani, de uma aldeia próxima e que tem o mesmo nome da cidade onde moram, Itaquessaba, no norte dos Campos Gerais do Paraná! Seu pai, o Tipuxáua, é filho de um Tupixaba (ou cacique) de uma das últimas aldeias tupiniquins que restam, no norte do Espírito Santo. A história de como a Jaci e o Tipu se conheceram e porque eles foram morar na cidade sem abandonar as tradições de suas famílias será contada, em quadrinhos, juntamente com muitas outras aventuras inusitadas que venho descobrindo e desenhando, desde o final do século passado! 

Enquanto isso, porém, muitas histórias em quadrinhos mais curtas vêem sendo publicadas, especialmente na internet. Algumas animações também foram estreladas pelo Tupi, e algumas histórias também já saíram em gibis. É só dar uma navegada pelo blog pra começar a participar desse universo, e ir conhecendo os outros personagens, como a Potykytã, irmãzinha do Tupi, o Wolfgang, o Félix e o Zwmby, seus melhores amigos, a Beta, cientista maluca da turma, o vô Tapejara...

Erick Artmann

*Tapejara = conhecedor do caminho, guia (Tibiriçá, Luiz Caldas - Dicionário tupi-português. São Paulo: Traço, 1984)

3 comentários:

  1. Muito bom. Não conhecia o personagem. Temos um Curumim que divide tirinhas com um Japinha tecnológico nas aldeias... Conheça em http://www.balaioquadrado.com Parabéns pelo ótimo trabalho!!!

    ResponderExcluir
  2. olá. só hoje vi seu comentário, pq esse site ficou meio parado um tempo. Obrigado pela força, estou lendo algumas tirinhas do Balaioquadrado e curtindo. Abraço!!

    ResponderExcluir