23.6.14

Tupinanquim X El Chavo II - a série

Clique sobre o primeiro quadro pra ler a série ampliada



Olá! Esta série de três cartuns, que formam uma espécie de história em quadrinhos resumida, é a segunda que eu faço de um encontro entre os personagens Chaves (El Chavo) e o Tupi, com esse tema, o futebol; e a primeira que utiliza essa proposta durante a Copa do mundo Brasil 2014! É uma sátira de algumas cenas do jogo Brasil X México (do dia 17/06/2014), em que o Tupi representa a seleção brasileira, perdoem a pretensão (rs), e o Chaves a do México, por isso ele aparece com a camiseta vermelha, cor usada pelos hermanos da América do Norte naquele dia! Se alguém não entendeu bem a questão do olho inflamado ou da "viúva", cabe explicar que o treinador da seleção, Luis Felipe Scollari, estava com esse problema no olho direito naquele dia, por isso a ironia do moleque mexicano com o nosso curumim que não conseguiu marcar gol (só faltas).
Como diversos países tem personagens de quadrinhos e animações bem conhecidos que podem contracenar com o Tupi, deverei fazer mais alguns cartuns nessa linha satirizando outros jogos. Para o jogo de hoje, que será entre Brasil e Camarões, penso em utilizar o personagem Kiriku, ou Kirikou, aquele menininho minúsculo dos desenhos do francês Michel Ocelot baseado em lendas africanas; mas vai depender da correria, pois vejam que esses três quadrinhos ficaram prontos só quase na hora jogo seguinte da seleção, e eu ainda não aprendi a trabalhar com o Tupinanquim de forma mais simplificada (até as tirinhas que faço com o personagem são cheias de detalhes...).
É importante ainda registrar aqui que estes personagens de outros países têm direitos autorais e marcas registradas, e portanto esses encontros são apenas homenagens de um fã: não posso e não pretendo vender esses cartuns, nem pela internet nem de forma impressa! Por outro lado, estou preparando uma edição impressa com as histórias do Tupinanquim em sua cronologia oficial, e em breve publicarei mais informações sobre isso.
Veja nesses links as postagens dos outros encontros futebolísticos do Tupinanquim, anteriores a essa copa:
Era uma vez nas Américas I (com Bart Simpson e Chaves)
Era uma vez nas Américas II (com a Mafalda)
A Jade fan Adventure (com a Jade Chan)

15.6.14

Tupi e Iori: BrasilXCroácia






Erê! personagem retomando seu blog... e com a estréia de minha nova amiga, a Iori! Só pra completar, eu não estava sendo irônico quando disse que o gol do Marcelo, no primeiro jogo da Copa do Brasil de 2014 foi emocionante! Claro que também fiquei chateado, mas nem tanto como a Iori! Depois do gol contra, torcer ficou mais divertido, até porque esse mundial estava ficando meio cabuloso com tantas polêmicas, exageros dos dois lados: dos que adoram e dos que criticam! No fim, curti o primeiro jogo, acho que como quase todos os brasileiros! O futebol ainda é uma paixão nacional!
Pessoal, temos muitas histórias pra contar, umas sobre futebol, outras tantas sobre a natureza e... bom, acompanhe o blog aqui e também as minhas postagens na página do facebook, e você vai se surpreender com as coisas que eu e minha turma estamos vivendo aqui em Itaquesaba... e além! 
Erê curi (até breve), Tupinanquim!

13.6.14

animado com a bola

Olá! Em clima de copa do mundo, eis aqui uma das primeiras animações que fiz com o Tupinanquim, em 2005, e que já tinha sido publicada no extinto Fotolog Terra. No entanto, o desenho é um pouco mais antigo: era uma brincadeira feita em papel, com dois quadros apenas que eu animava esfregando um lápis, numa técnica artesanal bem simples. Observem que o calção do curumim é preto, como era nos primeiros desenhos ainda de 1998. Quando comprei meu primeiro scanner, digitalizei os desenhos e animei num programa básico chamado gif constructor.
Abaixo, uma animação mais complexa com o mesmo tema, produzida em 2010 usando como base os bonequinhos "budyppoke", do orkut... não foi fácil fazer, pois são centenas de quadros salvos um a um e remanejados no flash, adicionando cenário e trilha sonora!

Curtiu? Penso em fazer novas versões de ambas, e outras mais... mas tudo a seu tempo. Acompanhe o blog ;)! Erick

11.6.14

frio em quadrinhos



Olá! Faz bastante frio aqui no Sul, depois de fortes chuvas que até causaram estragos em muitas cidades; a cidade do Tupi, Itaquessaba, não teve consequências tão violentas com os temporais, mas também não escapou inteiramente ilesa e essa história será contada em breve. Por hora, aproveito a oportunidade pra voltar a falar desse gibi, o Tupinanquim número 0, que teve o frio como tema de capa e de duas HQs. Sobre a edição original, de 1998, você pode ler mais nesse post: Tupinanquim: gibi número 0. A capa que vemos aqui, porém, tem uma nova colorização e foi utilizada, impressa, numa reedição do gibi em agosto do ano passado, encomendada pela Escola Desafio de Ponta Grossa.  Faremos em breve uma nova tiragem, praticamente simbólica, pra preludiar o Tupinanquim número 1, que estamos viabilizando publicar em setembro. Se o projeto do gibi sair pelo Catarse, o Tupi n° 0 irá como recompensa aos apoiadores, com o novo gibi... Mas estou estudando possibilidades, logo publicarei mais informações.


Mas voltando a falar desse clima... época de pinhão, fogão a lenha (e achocolatado quente, como disse o Tupi), de usar tôca e duplas calças! Há uma semana, aqui na minha cidade real, Ponta Grossa, já tivemos a primeira geada, e a paisagem era parecida com esse primeiro quadrinho da HQ! Ainda contaremos muitas histórias relacionadas ao clima, e também aos problemas como o aquecimento global e os