22.7.14

Paz favor!

Nas últimas semanas um conflito terrível foi reiniciado no Oriente Médio, justamente perto do lugar conhecido como Terra Santa; essa guerra entre Israel e Gaza, judeus e árabes, sionistas e o Hamas... é algo incompreensível, desumano, monstruoso, irracional, e por aqui só o que podemos fazer é isso: pedir paz. Houve também o caso do avião que caiu, aliás foi derrubado com centenas de pessoas inocentes a bordo, no espaço aéreo da Ucrânia no dia 17 de julho. Em nome de todo esse povo inocente que está sendo massacrado sem explicação (e não tem explicação), pedimos... 
Duas palavras pra um planeta: paz favor!
Deux choses pour un monde: la paix! s'il vous plaît!
שתי מילות לעולם: לשלום, בבקשה!
Dos palabras para un planeta: paz favor!
Два слова для одного мира: мир, пожалуйста!
جملتين لعالم واحد: السلام، من فضلك!
Два вироки одного світу: мир, будь ласка!
Twa mo pou yon mond: kè poze, tanpri!
Zwei Worte für eine Welt: Frieden, bitte!
世界のための2つの言葉:平和、お願い !
Two words to one world: peace, pelase!

A imagem e a mensagem acima, nas versões português e inglês, já são antigas e foram publicadas de forma impressa primeiro em adesivos, depois no livro Desenhos de linguagem, de poesia visual, em 2008. há uns dias postei o desenho no facebook e aí busquei fazer versões da frase em algumas outras línguas, precisamente:
francês, hebraico, espanhol, russo, árabe, ucraniano, crioulo haitiano, alemão e japonês.
Com o mesmo tema, aproveito pra postar aqui esse outro desenho, de 2001 (colorido em 2004). A frase do Asimov tirei duma agenda, um  "livro da tribo" eu acho, e já aparecia na primeira publicação do desenho, que foi como cartaz de uma exposição que realizei em 2001.

There is only one war that the human species can now afford to fight and that is the war against extinction.
Life and time - página 245, Isaac Asimov - Doubleday, 1978

3 comentários:

  1. O mundo todo clama por paz!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. com certeza. Obrigado pela visita, Suzaninha! O próximo post também terá uma reflexão sbre o tema, dessa vez numa tirinha. Abração!

      Excluir