23.6.14

Tupinanquim X El Chavo II - a série

Clique sobre o primeiro quadro pra ler a série ampliada



Olá! Esta série de três cartuns, que formam uma espécie de história em quadrinhos resumida, é a segunda que eu faço de um encontro entre os personagens Chaves (El Chavo) e o Tupi, com esse tema, o futebol; e a primeira que utiliza essa proposta durante a Copa do mundo Brasil 2014! É uma sátira de algumas cenas do jogo Brasil X México (do dia 17/06/2014), em que o Tupi representa a seleção brasileira, perdoem a pretensão (rs), e o Chaves a do México, por isso ele aparece com a camiseta vermelha, cor usada pelos hermanos da América do Norte naquele dia! Se alguém não entendeu bem a questão do olho inflamado ou da "viúva", cabe explicar que o treinador da seleção, Luis Felipe Scollari, estava com esse problema no olho direito naquele dia, por isso a ironia do moleque mexicano com o nosso curumim que não conseguiu marcar gol (só faltas).
Como diversos países tem personagens de quadrinhos e animações bem conhecidos que podem contracenar com o Tupi, deverei fazer mais alguns cartuns nessa linha satirizando outros jogos. Para o jogo de hoje, que será entre Brasil e Camarões, penso em utilizar o personagem Kiriku, ou Kirikou, aquele menininho minúsculo dos desenhos do francês Michel Ocelot baseado em lendas africanas; mas vai depender da correria, pois vejam que esses três quadrinhos ficaram prontos só quase na hora jogo seguinte da seleção, e eu ainda não aprendi a trabalhar com o Tupinanquim de forma mais simplificada (até as tirinhas que faço com o personagem são cheias de detalhes...).
É importante ainda registrar aqui que estes personagens de outros países têm direitos autorais e marcas registradas, e portanto esses encontros são apenas homenagens de um fã: não posso e não pretendo vender esses cartuns, nem pela internet nem de forma impressa! Por outro lado, estou preparando uma edição impressa com as histórias do Tupinanquim em sua cronologia oficial, e em breve publicarei mais informações sobre isso.
Veja nesses links as postagens dos outros encontros futebolísticos do Tupinanquim, anteriores a essa copa:
Era uma vez nas Américas I (com Bart Simpson e Chaves)
Era uma vez nas Américas II (com a Mafalda)
A Jade fan Adventure (com a Jade Chan)

2 comentários:

  1. Gostei das tirinhas com el Chavo, personagem mexicano! Boa homenagem! Hoje temos outro jogo com um time africano. estou curiosa pra ver novas tirinhas. Bom jogo Brasil!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sim, acho q a seleção de Camarões será representada pelo Kiriku. conhece? www.youtube.com/watch?v=fFti74FpTpQ

      Excluir