14.7.12

Tupinanquim: gibi número 0

capa original, com cores de Eguelson Almeida
O primeiro gibi do Tupinanquim foi publicado em agosto de 1998, numa edição independente, já com o selo "Quadrinhos à margem", que eu havia criado um ano antes para a Revista Surreal (que não chegou a ser impressa). O tema da capa e de 2 das 4 HQs era o frio aqui do Sul, onde está localizada a fictícia cidade de Itaquessaba. A edição trouxe ainda alguns passatempos e as primeiras tirinhas do personagem produzidas no ano anterior, bem como a apresentação em texto das características e da proposta do "curumim urbano"! 
As histórias eram: "Meu primeiro floco de neve", com o Tupinanquim e o Wolfgang; outra hq sem título, sobre o frio e a copa do mundo, já publicada aqui; "Exceção à regra", apresentando a Potiquitã e os pais do Tupi, todas essas com meu texto e arte; e "A predadora", com história minha e desenhos do Rodrigo Stella. A capa era um desenho meu colorido pelo Eguelson de Almeida. O miolo era em preto e branco, teve 24 páginas no total, e cerca de 300 cópias, ou seja, praticamente um fanzine, mas que pôde ser impresso com boa qualidade graças ao apoio de algumas pequenas empresas daqui de Ponta Grossa que "anunciaram" no gibi, precisamente o Foto Carlos, a distribuidora de revistas Castro, o sebo Pantera, a extinta Livraria Beco do Livro, colégio Sant'Ana, Instituto cidade Viva, escola Desafio e até mesmo o Diretório Central de Estudantes da UEPG! A Copiadora Manarim deu um descontinho nas cópias, que naquela época já tinham boa qualidade, inclusive nas cores!
versão inédita

Em 2006 fiz uma nova colorização da capa, até porque já não existia mais o arquivo original com as cores do Guel. A idéia era republicar o gibi, mas até hoje isso não aconteceu, e as únicas cópias impressas são as da primeira edição de 1998. A primeira história já foi publicada na internet, e penso em fazer uma edição virtual completa desse gibi que é, digamos assim, a certidão de nascimento do Tupinanquim. O personagem fora apresentado em público pela primeira vez numa exposição de quadrinhos, em 5 de fevereiro daquele ano, no Sesi/PG, data que considero o seu aniversário. O lançamento do gibi foi em 17 de agosto no SESC/PG, junto com o livro de poesias Viva Galera do Adilson Reis. Naquele mesmo ano, alguns meses antes, comecei a vender os adesivos e cartões postais do Tupinanquim. 
Veja também as publicações: Tupinanquim e o ECA, Os arroios urbanos de Ponta Grossa, Gibi virtual nº 1, Gibi virtual nº 2, O Tupinanquim no universo da poesia (Livro Desenhos de Linguagem).

desenhos de Rodrigo Stella


5 comentários:

  1. O MAIOR sucesso para o meu Tupi favorito!
    :)

    Grande abraço e felicidades com este #0
    ;)

    ResponderExcluir
  2. obrigado Nuno. Na verdade a maneira como anunciei no facebook sem nenhuma observação leva a crer q a edição seja atual, mas como pode ver no texto, é um post histórico; esse gibi comemora 14 anos!
    De qq forma, ainda to devendo uma segunda edição ou (e mais provavelmente) a edição digital da revista, uma vez q a tiragem (e distribuição) na época foi bastante limitada. Aguardem novidades, um novo gibi impresso deverá sair sim, e irá surpreender!
    abraço transatlântico!

    ResponderExcluir
  3. Cultura, conscientização, diversidade, conhecimento e diversão também..a ideia do Tupinanquim é ótima. Li alguns quadrinhos e um gibi e simplesmente adorei. Pelo que vi o Tupinanquim nasceu há um bom tempo e que bom que permanece vivo preocupando-se com essa cultura tão rica que é a indígena e que, infelizmente, nos lembramos tão pouco. Vou seguir o blog para acompanhar mais de perto e aproveitar para pensar mais sobre a questão indígena. Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Parece ser legal o gibi.Você devia continuar com ele,fazer uma nova edição como disse no post.Boa sorte!
    sohderrotas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. vinícius, valeu a força! a reedição do gibi numero 0 impressa é sempre uma possibilidade, mas assim q tiver um tempinho com o scanner e a busca dos originais pra dar melhor qualidade, devo postar o gibi completo!
    Um novo gibi está nos planos há muitos anos, mas é um projeto q quero fazer direitinho, com cores, boa tiragem, divulgação e distribuição. breve postarei curiosidades sobre o(s) próximo(s) gibi(s)!
    E Jaqueline, muito obrigado! Acompanhe mesmo, o curumim urbano vai surpreendê-los ;) Também estou seguindo seus blogs!

    ResponderExcluir