20.7.12

Era uma vez nas Américas - parte 2




Quando a seleção Brasileira enfrentou a Argentina, em junho desse ano, pensei em dar continuidade aos cartuns que já tinha feito onde o Tupi representava o Brasil, Bart Simpson representava os EUA e El Chavito representava o México. E qual personagem infantil seria mais representativa de nosso país hermano do que a Mafalda? Contudo, lembrei de ter lido uma tirinha da personagem de Quino em que ela ironizava o futebol e a própria paixão popular... Questionadora, contestadora, irônica, não caberia à Mafalda representar em campo a obsessão argentina pelo futebol, correndo atrás da bola e fazendo gols, mesmo que ela pudesse comemorar uma vitória ou chorar uma derrota como é característico de nosso povos... Mas eu já tinha feito uma tirinha em que ela falava sobre futebol, observada com curiosidade por Calvin do Bill Waterson, depois que Brasil e Argentina foram eliminados da Copa do Mundo da África do Sul em 2010 (veja aqui). Além disso, a personagem é tão icônica e importante na História da ficção e também na minha formação como cartunista... que só pude imaginar esse final para esse hipotético encontro, mesmo antes de ver o final do jogo, onde o Brasil, enfim, perdeu de 4X3! O Tupi se encontra com ela, chuta a bola pra longe, mostra seu exemplar de Toda Mafalda e pede um autógrafo... Mas demorei pra desenhar devido às coisas mais urgentes que tinha pra fazer e até mesmo pela falta de compromisso com a publicação, já que o cartum seria apenas um exercício e homenagem postado aqui na internet. Há algumas semanas terminei os desenhos e, fazendo um pequeno suspense entre um e outro, postei-os na página do Tupinanquim no facebook (coincidindo mais ou menos com a final da Libertadores entre Corínthians e Boca Juniors). Independente de qualquer resultado esportivo entre representantes desses dois países, esta é a minha homenagem à mais inteligente personagem de quadrinhos da América Latina e ao seu criador, que vou admirar sempre como um gênio dessa arte!
E aproveitando, comemoramos com esses quadrinhos também o Dia Internacional da Amizade, hoje, 20 de julho! Abraços a todos os amigos!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Veja também: 
Copa dos Blogs: a seleção


Um comentário:

  1. Sou fã da Mafalda e do Tupi, são dois personagens que trazem alegria e um colorido especial para os nossos dias tão cheios de notícias tristes, de estresse.
    Sucesso e obrigada.
    Luciana

    ResponderExcluir