2.3.12

Gibi virtual 1 - segunda edição

capa-gibi-virtual.jpg (600×857)
Clique pra ler a HQ
Em junho e julho de 2010, durante a copa do mundo da África do Sul, postei essa capa e as 13 páginas da primeira parte da HQ Craques da década de 2020 aqui no blog. A história, no entanto, imaginei e comecei a desenhá-la em 1998, ano da copa da França, quando finalizei algumas páginas e aí foi pra gaveta. Terminei os desenhos, enfim, em 2006, quando mais uma vez pretendia publicá-la em gibi e não deu certo. Em 2010, então, resolvi publicá-la na internet mesmo, seguida de mais alguns posts com o Tupinanquim relacionados ao tema.
Agora que estou novamente tendo mais tempo de usar a internet, resolvi criar uma página só para a HQ, utilizando um recurso mais recente do blogger que facilita a leitura. É só clicar aqui ou no link GIBIS VIRTUAIS nos marcadores ali em cima, e você terá a HQ inteirinha, ou melhor, essa primeira parte dela que mostra o desafio e a reunião do time! 
No entanto, o aplicativo de visualização do blogger só mostra a página por inteira, reduzida até um pouco menos do que a altura da tela, então se você tem aí uma tela pequena, de 14 ou 15 polegadas, é mais recomendável que faça a leitura nas postagens originais, clicando aqui, e começando a rolagem das páginas de baixo pra cima. E se quiser comentar, narrar, questionar a arbitragem, sugerir substituições ou esquema tático, enfim, qualquer coisa solta o verbo aí! Bom jogo, digo, boa leitura!

10 comentários:

  1. acabei de ler, Trabalho com molecada, de 11 a 14 anos que vão amar essa revista,seu personagem é um patrimônio cultural não só seu, mas de todos nós aqui no país.Amanhã de manhã vou passar o link da página para meu alunos, por que não pensei nisso antes? porque sou um lerdo! auahauhaauhaauha,

    ResponderExcluir
  2. muito grato, veneravelvv! a sala de aula é 1/6 da minha vida! HQ é 100%! já q eu vivo nos quadrinhos. hehe.. Vc leciona o q??

    ResponderExcluir
  3. Muito bacana a história, tem um bom ritmo e traço legal. Um cuidado maior com perspectiva e referencias pode ser usado nas próximas produções para deixar tudo ainda mais bacana. A escolha de fontes "arrojadas e modernosas" constrastou negativamente com o clima coloquial da história e do traço. O verde cítrico no logotipo e cores hipersaturadas também causaram um ruído na harmonia da capa. No geral é um ótimo retrato de um trabalho em progressão.

    ResponderExcluir
  4. Não conhecia o teu Tupinanquim. Infelizmente a este lado do Atlântico não chega muita coisa para além da Turma da Mónica/Cebolinha (que eu gosto, e a diabbita-minorca adora).
    Vou investigar melhor o teu blog.
    beijo d'enxofre
    ]:-)

    ResponderExcluir
  5. essa diabba d'além mar não é um charme?! Bom, se servir de consolo nas bancas brasileiras também não tem muita coisa de quadrinhos genuinamente brasileiros além da turma da Mônica... ainda! rs
    beijo de nanquim!

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  7. vou aproveitar pra responder ao Marreiro, pois o "Tupi" ja tinha respondido mas ontem mas o chrome sumiu com a resposta:
    Então, meu amigo: Vc disse muito com "trabalho em progressão"! como sabe, o Tupi já vem tomando forma há muitos anos, e nesse caso essa HQ é um amálgama de pelo menos tres momentos: as priemiras sete páginas foram arte-finalizadas ainda em 1998! anos depois retomei-a e concluí a versão para impressão em 2006, mas ainda não a publiquei. Em 2010 resolvi publicar online e aí substituí o letreramento para facilitar a leitura nas telinhas; por isso escolhi uma fonte bem legível; mas repare q as três últimas páginas mantiveram as letras artesanais, por estarem legíveis e também pra manter como registro de estilo, já q esse era um dos objetivos da publicação.
    Sobre a capa, também é um amálgama entre as cores originais acrílicas e o photoshop mais recente; mas vou repensar isso q disse sobre o logotipo, e talvez a diagramação em geral, contrastar demais!
    a idéia, todo ano, é q finalmente o projeto do gibi impresso se concretize, mas até agora isso não aconteceu da forma como planejo, e qdo finalmente ocorrer o gibi Tupinanquim deverá trazer nas suas páginas todas essas características evolutivas, devolvendo ao papel inclusive um pouco do que assimilamos na mídia digital, ou seja, será o Tupi dos quadrinhos e das telinhas afins... e ainda assim, evoluindo sempre, certo?!

    Grato pela visita e observações, o seu Laboratório Espacial sempre esteve no meu roteiro mas eu visitava só qdo a órbita permitia; agora melhorei a propulsão da minha nave, ou nuvem!, e atracarei mais frequentemente! Abração!

    ResponderExcluir
  8. Ora... raios... não estava acabado!!!!
    :D
    Pensava que ia ler uma aventura completa!
    Segue os conselhos do Marreiros porque ele tem razão! Mas a estória está fixe e tem ritmo!
    ;)

    Abraço

    ResponderExcluir
  9. Esses piá sempre matam alguém. Aposto q vão tacá fogo no índio.

    ResponderExcluir
  10. Muito bacana este lance de gibi virtual. Parabés pela ideia rapaz, você é muito criativo!

    ResponderExcluir