6.2.12

Feliz aniversário!

Oficialmente, o Tupinanquim acaba de completar 14 anos! A data de nascimento escolhida para o personagem foi 05 de fevereiro de 1998, porque nesse dia ele apareceu pela primeira vez em um evento público, precisamente a 1ª Exposição Coletiva de Quadrinhistas Pontagrossenses onde ele era o garoto propaganda e personagem com o maior número de desenhos e HQs completas. Nesse mesmo dia, em função do evento, ele apareceu também em uma matéria no Jornal da Manhã, de Ponta Grossa, que publicou uma tirinha. 
Na ficção, por outro lado, nesse seu universo cheio de detalhes e que se parece muito com a nossa realidade, mas que tem uma linha do tempo diferente, capaz de parar, retroceder e avançar, ele tem em geral 10 anos; porém,  aparece e continuará aparecendo em algumas histórias mais jovem, com 6 ou 7 anos como na HQ "O Velho jatobá", que publicamos aqui; e também mais velho, adolescente e até adulto, protagonizando aventuras futuristas que comecei a imaginar, visualizar ou capturar lá, naquele final de século em que eu era um jovem pai e, através das aventuras compartilhadas com meu primeiro filho, descobri que o universo da fantasia e o mundo real estão mais próximos do que admitimos e é possível trafegar entre ambos, através da arte, pois a ficcionalidade, se construída com amor, é tão real quanto são reais as aventuras de menino que descobre coisas fantásticas no mundo real a cada dia de sua infância; e por fim, através dessa arte confabulamos sobre a vida real e partilhamos essa fábula com meninos e meninas e rimos e sentimos raiva e às vezes choramos com eles!
Inspirado nessa mesma imagem (que é o início de uma HQ ainda não concluída), e nessa data, eu já tinha escrito uma reflexão parecida há 5 anos, no fotolog do Tupinanquim, onde fui um pouco mais além viajando nessa ideia da temporalidade e do resgate da criança que vive em nós. Confira no post Feliz aniversário, "envaleço" na cidade...

3 comentários:

  1. Hahaha! Não! Tá assoprando! mas obrigado pela sua opinião valiosíssima, me avise quando aprender a escrever o próprio nome. :D

    ResponderExcluir
  2. Feliz Idade Tupi!!!
    Obrigada por todas as alegrias compartilhadas neste mundo tão cheio de violência (física e psicológica), tanta tristeza e hipocrisia.
    Agradeço por fazer parte da nossa história! abração!

    ResponderExcluir
  3. erecatu, lu! a vida tem conflitos e alegrias na arte pq assim é na realidade. a vida gera a arte, a arte recria a vida, e eu existo pq vcs desejam. um beeeeeeeeeijoooo!

    ResponderExcluir