30.12.11

tributo ao Anderson Quespaner1

Este ano que tá acabando foi marcado por muitos eventos no mundo dos quadrinhos: encontros, concursos, muitos lançamentos nacionais e internacionais, diversas adaptações para o cinema! Eu, pessoalmente, estive um pouco alheio, com problemas de conexão com a internet e mais dedicado ao trabalho com a terra e com a natureza na "chacrinha" onde moro. Mas as principais notícias sempre chegam até nós, e infelizmente uma delas foi bastante trágica: a morte do quadrinhista, mangaká, fanzineiro e blogueiro Anderson Quespaner,  assassinado durante um assalto em 11 de novembro! Eu o conheci pela internet anos atrás no fotolog terra, onde muitos de nós, artistas independentes da área, divulgávamos nossos trabalhos e trocávamos sonhos e figurinhas!
O desenho acima foi uma gentilerza do Anderson, que publicou no seu flog em julho de 2007. Imediatamente eu comecei um desenho mostrando um encontro entre a sua personagem principal, Jade, e o Tupinanquim, mas acabei encalhando com os esboços a lápis, e por falta de tempo e talvez um pouco mais de boa vontade adiei a arte final por mais de 4 anos. Quando soube de sua morte, encontrei um dos esboços, não o último em q eu tinha trabalhado, mas escaneei-o e comecei a pintá-lo no photoshop, a fim de postar ao mesmo tempo em q muitos colegas faziam suas homenagens. Acabou que me enrolei pra terminar mais uma vez, e como disse fiquei quase sem acesso à internet, problemas com o pc, e sei lá! Mas hoje, véspera do último dia do ano, resolvi escrever algumas palavras em homenagem ao colega e postar esse desenho que foi tão simbólico pra mim! 
Assim que conseguir dedicar um tempinho à conclusão do meu desenho-homenagem, postarei aqui.

Saudades, e abraços aos familiares e amigos que compartilharam momentos de arte e sonho com o Anderson Toonamix Quespaner!

Um comentário:

  1. acabo de corrigir o texto; qdo postei ontem, fiz referência também à morte do Glauco Villas Boas como se tivesse sido em março de 2011; na verdade a tragédia com o Glauco ocorreu em 2010, como vi agora no tributo q postei na época http://tupinanquim.blogspot.com/2010/03/tributo-ao-glauco.html ; A arte dele está tão presente em nossas vidas e a lembrança do crime, infelizmente, também, que nem parece que já faz todo esse tempo.
    (e eu, meio perdido no tempo, pra variar...)

    ResponderExcluir