20.9.11

gibi virtual 2 - Árvores


Amanhã, 21 de setembro, homenageamos “nossas primas, as árvores”, como disse o saudoso astrônomo Carl Sagan na série de TV Cosmos! E o dia da árvore, véspera do início da primavera, era a data em que eu planejava lançar um gibi do Tupinanquim que tivesse como tema principal a ecologia e, em especial, as árvores. Isso foi em 1997, ano 0 do personagem, quando criei as suas características e comecei a desenhar as primeiras histórias; dentre aquelas páginas pioneiras estava a HQ O velho Jatobá, que apresentava o curumim urbano muito jovem, com cerca de seis anos de idade, e também a sua mãe e a irmãzinha Potykytã ainda em fase pré-escolar! A capa apresentada nessa postagem também teve sua primeira versão desenhada no final de 97, e estas páginas, desenhadas literalmente com tinta nanquim em folhas no formato A3, somavam-se a outras HQs curtas e ilustrações que estrelaram uma exposição de quadrinhos no SESI aberta no dia 05 de fevereiro de 1998, data que passei a considerar como o “aniversário” do Tupi.
Nesses quase 14 anos, o gibi temático sobre as árvores nunca foi concluído e impresso, mas o amor do curumim urbano pela flora e fauna continuou presente em diversas HQs publicadas na internet ou impressas, nos cartões e adesivos e também nas breves animações produzidas e publicadas online desde o comecinho deste século XXI! A HQ pioneira “O velho Jatobá” e algumas outras histórias curtas e ilustrações serão postadas nessa semana, retomando o ritmo de postagens divertidas mas com importantes reflexões sobre a nossa realidade, como fazíamos no primeiro site do Tupi, hospedado no já extinto portal geocities, no flog Terra e mais recentemente nesse blog, que a partir de agora passa a se chamar simplesmente Tupinanquim, mas sem abandonar a proposta de quadrinhos alternativos/independentes dos velhos fanzines que homenageamos até hoje com o nome “tupifanzim”.
capa+gibi+virtual+2+tupinanquim.jpg (600×871)
Amanhã postarei na íntegra a HQ principal deste gibi online, e nos próximos dias outras novidades do nosso curumim e do Universo À Margem relacionadas às árvores e à natureza em geral. Acompanhe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário