4.5.10

O curumim e o jabuti

O jabuti (ou jaboti), nas américas, e a tartaruga no velho mundo são personagens muito peculiares das fábulas indígenas. O grego Esopo imortalizou a história d"A lebre e a tartaruga" como literatura escrita, mas a esperteza dos quelônios terrestres, esses animais lerdos e aparentemente pacatos, está presente na mitologia oral de inúmeros povos, há milênios. Tem grande importância na cultura Caribenha, mas foi no Brasil, entre algumas nações do tronco Tupi, que o General Couto de Magalhães recolheu no século XIX algumas das fábulas mais curiosas protagonizadas pelo simpático jabuti. Não é a toa que o mais tradicional prêmio brasileiro para a literatura infanto-juvenil tem o nome de Prêmio Jabuti. Como personagem da tradição indígena brasileira, o jabuti também é tema de um livro de Giancarlo Stefani: Yauti na canoa do tempo.

Por enquanto não temos hqs do Tupinanquim com o jabuti, até porque o Tupi vive na cidade, onde criar um animal silvestre seria bem complicado (o mascote do Tupi é o gatinho Nanquim e da Poty, o cachorro Pucaxé - logo vamos apresentá-los devidamente aqui no blog). Mas fiquei feliz ao encontrar no aplicativo Buddypoke do orkut essa tartaruguinha; gravei os gifs das três cenas parecidas e emendei-as; infelizmente o formato gif animado é isso: baixa resolução e mesmo assim arquivo pesado. Mas valeu porque aproveitei pra comentar sobre esse cara tão simpático da tradição tupi-guarani. Como personagem de histórias em quadrinhos da turma, o Jabuti deverá aparecer em algumas das visitas do Tupi às aldeias, como essa de seu priminho Krwmym, que comentamos num post recente.

Acompanhem o blog, pois nesta semana teremos mais atualizações, e no domingo dia 9/5 (dia das mães), uma hq completa com o Tupinanquim, a Potiquitã e a Jacyendi!

PS: precisei repostar a imagem a partir de outro endereço, pq o carregamento através do blogspot não permite gifs animados. agora sim, podemos vê-los se movendo! erick 4.5.10 14h15

3 comentários:

  1. A cada visita fico mais apaxonada por esse universo.
    Parabéns!
    Beijo e Jabuti!

    ResponderExcluir
  2. Oi,amigo,muitas novidades aqui hein?hehe..o mais supreso foi o gibi na editora abril e quando sair ,claro,comprarei...quero saber mais assunto ou novidades a respeito ok?sobre o poste ai adorei e a animação também..abraço!

    ResponderExcluir
  3. bom, comentários como esse da carol são muito animadores. e olha q qdo ela escreveu a imagem não tava animada, tive q recarregá-la em outro servidor pq o blogspot tranforma o gif animado em png, não animado.
    qto ao coment do xandro, é bom esclarecer q a postagem falando sobre o gibi do tupi sair pela abril ERA SÓ UMA BRINCADEIRA DE PRIMEIRO DE ABRIL! é q só desmenti no finalzinho do texto e claro q nem todo mundo e minhas redações completas... afinal, era pra ser só um blog de quadrinhos mas quase sempre eu acabo escrevendo demais!

    ResponderExcluir