12.5.10

30 dias pra Copa da África

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjPTvjb_EKeQL9rIu8_StZW_OQHAOgN1wzfe-Zq-XHGtM4FJJYmWjAWxR_XIPcCT6-g9RRElPyYh28DY_gW43Z39Py32fV9J0gFSm2WmB18el_r8-snlVSmwDA-sDb1QZkKBddpgQ/s1600/craques1blog.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjlQ70QUERwUCfHkQmL6EzKS2ZjOjrlopRULc1WnYvZx2HqF3WOJ7LzSOt9XBaeOa5rJqR5yBwvTg_gKYMWACYagEJz33rIDjdYYgwVbqA8rLubrn8Zb4CASCgre0RwjLUdXDaioQ/s1600/craques2blog.jpg
Esta é uma história sobre futebol, e também sobre o amor que as crianças brasileiras sentem por este esporte. A referência à copa do mundo é uma oportunidade temática: imaginei-a e comecei a desenhá-la em 1998, o ano 1 do Tupinanquim com o seu formato definitivo (ou quase), e também o ano da Copa do Mundo na França. A esperança era de publicar a história ainda naquele ano, mas se a copa passasse antes de terminá-la, e especialmente sem uma nova conquista do Brasil, perderia um pouco desse contexto oportunista apresentado nos primeiros quadrinhos. Foi o que aconteceu, e o gibi número 0 do Tupinanquim, lançado naquele ano, trouxe outra capa e uma curta hq de abertura, sobre o frio e a expectativa do curumim urbano de ver neve em Itaquessaba. Depois disso, devido às dificuldades estruturais, não lançamos outras edições do gibi do Tupi, exceto as edições educativas como aquela dos arroios.
Há quatro anos, antes da copa da Alemanha, tirei da gaveta a HQ “craques...” e terminei de desenhar as últimas das 13 páginas desta parte 1; mas novamente não pudemos publicá-la por falta de tempo. De lá pra cá me dediquei às HQs curtas que foram publicadas no flog e aqui neste blog, e outras mais longas especialmente com o meio-ambiente como tema, ainda inéditas; como me dedico sozinho ao Tupinanquim, nas horas vagas, ainda estou “gestando” o gibi definitivo. Mas não tem jeito: é véspera de uma nova copa, bastante especial por ser nesse continente irmão, a África; todo mundo fala em futebol, e a paixão fala mais alto, principalmente nas crianças (ou nas crianças grandes como nós que gostamos de quadrinhos, de desenhos animados e todo tipo de histórias de aventuras).
Por isso estas páginas estão aqui, com o texto atualizado depois da convocação do Dunga, e novamente a idéia de levar a aventura completa às mãos de apaixonados por quadrinhos e futebol de todas as idades... De novo o projeto é retomado em cima da hora, mas enfim, como eu tuitei outro dia numa observação à correria do Sidney Gusman em relação ao MSP +50, a pressão inspira a ação! Quiçá dessa vez o gibi decole e o time do dunga, a despeito de nossas críticas, também possa realizar um grande espetáculo de futebol-arte como todos nós esperamos da seleção mais assediada do universo!

Voltaremos a falar do projeto, mostrar cenas da HQ e também pequenas animações do Tupinanquim com o tema futebol. Se quiser saber mais sobre o gibi do Tupinanquim e como apoiá-lo na prática, escreva para tupinanquim@gmail.com . É claro que todo incentivo, inclusive moral, sempre é bem vindo, e opiniões sobre a arte também, por isso comentem e ajudem a divulgar o Tupi na net.
E nós também desejamos muuuuuita sorte e sucesso aos convocados da seleção canarinho!

2 comentários:

  1. Muita sorte a seleção canarinho e aos amigos do Tupifanzin!
    Tenho um grande amigo,que é ilustrador,o Eric Ricardo(bloddoericricardo.blogspot.com).Vale a pena conferir!
    Indicarei o de vcs à ele.
    Bjão!

    ResponderExcluir
  2. nesse mês de copa do mundo, estmos publicando a hq completa aqui no blog. para visualizar todas as páginas da HQ e mais a capa, é só clicar na tag "gibi virtual" ali onde diz "bagunça organizada"... >>> acompanhe!

    ResponderExcluir