4.4.10

escalando

Para os guarani, a nação à qual pertencia a tribo de Jacyendi, minha mãe, havia um Deus maior do que todos chamado Nhanderu Ete, filho de Tupã Jasuka, a energia criadora! Nhanderu Ete desposou Nhande Syete, a nossa deusa mãe, e assim nasceu o primeiro homem a habitar a terra: Nhande Ypi, o nosso tataratatataratatataratataravô ou o Adão na cultura guarani! Depois de muitas longas aventuras mitológicas, algumas muito parecidas com as histórias da bíblia como aquela do dilúvio (q existe também em quase todas as culturas muito antigas) e outras muito diferentes, em um certo momento Nhanderu Ete enviou Nhanderu Ra'y para ensinar aos homens o caminho do bem, do respeito a todos os povos e a todas as formas de vida.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiNV2y4njgio-Bo82IjMR-MjfMi7HISumhluuQGvpowzuoJieyThnLMxQNjHIdtZ0FcPSPXUxLZwH0rtYG7NvHh_A__oZwcAC-CM4bmJ_J2xYuc6FQntMiCJhyphenhyphenhyNLOEgOcQ7tT0w/s1600/montanhafe2010.jpg
Nhanderu Ra'y é, para muitos, a versão guarani de Jesus Cristo. Alguns dirão q foram os jesuítas que fizeram essa comparação modificando um pouquinho as nossas lendas originais. Seja como for, hoje comemoramos a páscoa, que já é uma mistura de diferentes tradições, mas tem como personagem principal aquele que pode ser considerado o maior herói da humanidade. Pra mim não importa se a história de Jesus Cristo é ficção ou realidade, afinal a minha história também é uma ficção e aqui estou eu, passando uma mensagem que poderá ser lida e vista por muitas pessoas, e as pessoas devem julgar se essa mensagem é ou não importante pra elas. Também não culpo Jesus nem aqueles que escreveram a sua história pelos crimes q os colonizadores europeus, inclusive os chamados "jesuítas", cometeram contra o meu povo: afinal isso tudo foi muito depois da história de Jesus ter acontecido ou ter sido escrita por seus primeiros seguidores.

Então deixo aqui a minha mensagem de fé, fazendo um trocadilho com a frase original de jesus, que dizia q a fé pode mover montanhas. Bombas também podem mover montanhas, o legal mesmo é escalar, e é isso q devemos fazer em nossas vidas até alcançarmos os objetivos mais altos ou complicados q consideramos importantes!

Por fim, quero aproveitar que estou falando em Jesus Cristo pra indicar uma leitura um pouco diferente sobre esse cara, em quadrinhos: é o álbum Yeshua - assim em cima assim embaixo, de Laudo Ferreira e Omar Vinhole.

Ah, sim: as informações sobre Nhanderu foram baseadas especialmente no livro Kyvy Mirim, de Brígido Ybanhes e Márcia Széliga, e no texto de Ozias Deodato Alves Jr, que pode ser encontrado nesse link http://www.staff.uni-mainz.de/lustig/guarani/floripa/ .

Nenhum comentário:

Postar um comentário